NOVO CORONAVÍRUS


As bibliotecas públicas do
Sistema Municipal, incluindo o Ônibus da Cultura, permanecerão fechados por
tempo indeterminado.
A
Prefeitura de São Paulo adotou novas medidas para evitar a proliferação do
coronavírus (Covid-19) na cidade. Entres elas, estão o
cancelamento de eventos do poder público, alvarás e autorizações emitidas para
eventos privados que gerem qualquer tipo de aglomeração, além do fechamento de
todos os equipamentos culturais municipais como Casas de Cultura, Teatros,
Centros Culturais, Bibliotecas e as Salas de Cinema do Circuito SP Cine por
tempo indeterminado.
Outras
informações sobre as medidas anunciadas, acesse http://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-de-sao-paulo-anuncia-novas-medidas-para-evitar-a-proliferacao-do-covid-19-e-garantir-atendimento-medico



Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ADERALDO LUCIANO: O DOUTOR DO CORDEL

DIVULGAÇÃO:
 
                 CONVIDA

Dr. Aderaldo Luciano, especialista em Literatura de Cordel, ministrará palestra no próximo sábado na Biblioteca Belmonte



Dando segmento à programação do Ciclo de Palestra em Literatura de Cordel, Doutor Aderaldo Luciano, especialista em cordel trará aos presentes uma palestra esclarecedora e instigante sobre a literatura de cordel no Brasil.


Palestra “O que é (e o que não é) cordel” - Palestrante: Aderaldo Luciano - Tema: Elementos distintivos do cordel brasileiro - Sinopse: é muito comum colocar todas as formas de poesia oriundas do Nordeste sob o mesmo nome de cordel, entretanto há diferenças essenciais que a distinguem em vários aspectos. O repente dos cantadores improvisadores violeiros, o coco de embolada, o “poema matuto”, a rezas e benditos, as canções e os poemas curtos de inspiração bucólica ou de gracejo, todos são confundidos e colocados lado a lado no mesmo leito. O cordel difere de todos em sua textura poética, cultural e linguística. O seu produto escrito difere dos seus primos orais. O papel é seu suporte mais legítimo desde sua origem no Recife, impresso em máquinas tipográficas elétricas ou pequenos prelos manuais. Com o aparecimento da xilogravura passou‐se com o tempo a confundi-la com o cordel. O próprio folheto terminou por assumir posto de sinônimo do cordel, mesmo quando este tomou para si suportes mais robustos. Duração: 3h. Dia 30 de novembro, sábado, 10h.


Aderaldo Luciano é Doutor e Mestre em Ciência da Literatura (Poética), professor universitário, poeta, músico e coordenador editorial da Editora Luzeiro, de São Paulo, especializada em cordel.

Até a próxima parada!
Ônibus Biblioteca: dá sinal pra Leitura e Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário