TREINAMENTO
Apesar de já terem trabalhado no Ônibus Biblioteca, os atendentes do Ônibus da Cultura, que retornaram por amor a esse trabalho, passaram por um treinamento na sede do Núcleo de Serviços de Extensão em Leitura, na Mooca, com o intuito de reforçar normas e técnicas de atendimento nos 12 roteiros, onde irão atuar novamente.
A recepção: café da manhã e acolhimento feito por Raquel (Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas ) e por João (Coordenador do Núcleo de Serviços de Extensão em Leitura, que ministrou o treinamento).
A equipe: Elisângela, Vilma, Elaine e Carlos conhecendo o espaço da Biblioteca Affonso Taunay, já contemplada pelo Programa Biblioteca Viva.
Momento de ler e discutir textos relacionados à Mediação de Leitura, de Michèle Petit e Evélio Cabrejo-Parra, por exemplo, abordando a Leitura em espaços de crise e a importância da Leitura na primeira infância, entre outros temas ligados à atuação do Ônibus em comunidades periféricas da cidade.
Hora de relaxar e curtir boa música que estava rolando na Biblioteca.
Chegou a hora de se colocar em prática o atendimento nas estantes, fazendo-se Leitura técnica do acervo e simulações.
Outro momento prático: com apoio de Caíque, da Biblioteca, que demonstrou como se faz matrículas, empréstimos e devoluções de livros, no computador, fazendo-se uso do Sistema Alexandria.
Instante de escolher Livros para atividade de Mediação de Leitura. Ler para o outro, além de feedback sobre o treinamento, antes de atuarem pra valer!
Ler para o outro: uma forma de carinho!
Até a próxima parada!
Ônibus da Cultura: dá sinal pra Leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário